A intolerância religiosa no país se transformou em algo cotidiano. Suas praticas [práticas] ocorrem desde violência verbal, ?[sem vírgula] até violência física, que ?[vírgula] em alguns casos ?[vírgula] provocam [provoca] até homicídios. O combate a essa pratica, ?[vírgula] está sendo discutido pela sociedade, buscando-se uma solução para este [esse] conflito.
O respeito à liberdade religiosa é um dos pilares para a construção de uma democracia forte. Em busca de novos fieis [fiéis], os lideres religiosos acabam ofendendo as religiões diferentes da sua, criando um sentimento de combate entre os fieis. A história mostra que inúmeros conflitos se desencadearam por diferenças religiosas, [ponto final] atualmente Guerras provocadas por grupos radicais como o ISIS, conhecidos [singular] como estado islâmico, ou o conflito entre judeus e palestinos provocam inúmeros problemas.
O combate à intolerância de religiões é essencial. Medidas como encontro entre lideres de religiões distintas podem contribuir para um sentimento de maior respeito entre os fieis. O governo deve exercer sua função de forma laica, porém podem incentivar discussões e palestras em universidades, escolas, meios de comunicação, informando a importância da escolha de ter ou não uma religião. A legislação penal deve ser mais endurecida, aumentando as penas de quem agride pessoas de conotação religiosa diferente.
Dessa forma, o combate à intolerância religiosa é fundamental para o desenvolvimento cultural do país. As soluções para este [esse] conflito, passa ?[conflito passam] pelo maior rigor na legislação penal, não permitindo que a impunidade de agressores ocorra. O governo deve criar programas que possam informar e conscientizar a sociedade para a importância da diversidade de religião. As famílias devem respeitar e transmitir a seus filhos a importância do respeito à diversidade religiosa
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma coerente, mas sem sobressair ao senso comum. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |