Futuro seres mais pensantes. - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 11/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Por conta da colonização brasileira, migrantes e imigrantes, temos uma população com pensamento diversificado, mas o fato de outra pessoa pensar diferente não significa que ela esteja errada. Vivemos em um mundo onde nossa cor, gênero ou religião definem nossa "imagem social". Mas [vírgula] afinal, o que seria o certo? Somos diferentes e isso inova o mundo. O fato dos fiéis de religião afro-brasileira serem as principais vitimas de descriminação,[sem vírgula]  é alarmante, [sem vírgula] por carregaram uma de nossas culturas, considerando do nosso povo ter sido cristianizado. Um dos grandes fatores que influenciam na intolerância religiosa é falta de respeito com o próximo, que é passada de geração para geração. Somos livres para definir nossa crença, então [vírgula] não devemos impor nossa religião aos outros. Uma medida que pode ser tomada no intuito de combater este [esse] tipo de crime, [vírgula] é educar e mostrar ao nosso povo que toda forma de crença é válida, [sem vírgula] e [vírgula] caso não concorde com os ensinamentos de outra religião, o que se deve fazer é respeitar. Sendo assim, pode-se concluir que esta [essa] medida deverá ser tomada por nossos governantes, através [por meio] de propagandas, para conscientização da população, e em matérias do ensino fundamental e médio, para assim colhermos no futuro,[sem vírgula] seres mais pensantes.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e permanecem no âmbito do senso comum. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200