A intolerância religiosa é um tema recorrente na sociedade atual. A intolerância religiosa é o ato de desrespeitar, ofender ou tratar de forma diferente aqueles que seguem uma religião diferente. Não são raros os casos relacionados a ela. Ela tende a aparecer de diversas maneiras, sendo uma piada ou chegando ao ponto de agressão.
O Estado laico é aquele que aceita toda forma de religião, além de não ter uma religião oficial ou negligenciar alguma outra. Mesmo com opções variadas de religiões, nenhuma delas é correta ou errada, muito menos melhor que outra. Mas porque [por que] isso [o quê?] ainda persiste na nossa sociedade ? É comum da população ter medo daquilo que lhe é estranho e ?[vírgula] tendo medo, ela tende a ser preconceituosas com o diferente. Isso é algo muito comum no nosso país, sendo que as religiões que mais sofrem preconceito são aquelas de origem africana.
A religião tem que ser algo independente do Estado, não interferindo em nenhum assunto de cunho político, ?[sem vírgula] ou qualquer outro que não seja de sua finalidade. A tolerância é algo que deve sempre estar presente, assim como o respeito. Existe um Disque Denúncia [Disque-Denúncia] na Secretaria dos Direitos Humanos, mas as denúncias recebidas são poucas comparadas ao que realmente ocorre na sociedade, ?[ponto final]] muitas vezes a pessoa não se pronuncia por medo do que pode ocorrer com ela. A população precisa ser mais tolerante para melhorar e a melhor maneira de se fazer isso é através [por meio] da conscientização, não só para não se praticar deste [esse] desrespeito, mas para denunciar quem pratica deste [esse] ato.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativoj. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática e não se vai além do senso comum. A proposta de intervenção também é muito simplista.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |