Pode-se definir como intolerância como um ato de não suportar ou discriminar qualquer diferença entre uma pessoa e outra. Tais diferenças podem ser físicas, étnicas e religiosas; sendo a última a mais comum no Brasil nos dias atuais ?[vírgula] por conta, principalmente, da falta de denúncias contra esse tipo de crime. Muitas pessoas são discriminadas por seguir alguma religião, mas, não acham essa ação banal ou apresenta [apresentam] algum tipo de receio em denunciar devido a [à] lei não ser cumprida ?[vírgula] trazendo assim mais problemas a sua vida.
Atualmente, a religião que mais sofre ofensas é a Afro-brasileira. Sua discriminação tem como principal causa a sua origem vinda dos escravos africanos e [foi] bastante criticada pela burguesia da época, sendo ameaçada no século XVII com a tentativa dos padres [de] catequizarem os escravos para a católica, que ?[vírgula] na época, era a religião oficial brasileira. Com o passar do tempo ?[vírgula] o Brasil se tornou [tornou-se] um país laico e houve a criação de leis que tentam impedir essas discriminações e dão maior liberdade aos cidadãos em relação a [à] escolha da sua religiosidade. Porém, ainda existe muito preconceito não só com a religião Afro-brasileira, havendo casos de intolerância com o uso de violência física. Segundo pesquisas da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República de 2013 relatou que cerca de 20% das denúncias de discriminação religiosa envolveu [envolveram] algum tipo de violência física.
Diante do que foi discutido, é necessário [necessária] a conscientização da população brasileira, [ponto final] e para que isso se torne realidade ?[vírgula] o governo precisa investir em campanhas contra a intolerância religiosa. Outro fator importante é o de os pais junto [com a] a escola ensine [ensinarem] para as crianças a tolerar qualquer diferença do próximo ?[vírgula] seja ela religiosa ?[vírgula] física ou étnica; respeitando assim as escolhas dos indivíduos e os inserindo [inserindo-os] na vida social.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias.
- Afro-brasileira não é uma religião;
- Frases destacadas em vermelho foram mal construídas e estão sem sentido;
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |