- Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 10/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Intolerância Religiosa é um problema a ser resolvido na sociedade brasileira.Esse ato desrespeitoso fere a liberdade de religião assegurada pela Constituição Federal,além de causar danos físicos e psicológicos as [às] pessoas que sofrem esse tipo de preconceito. O Estado brasileiro garante aos cidadãos o direito ao culto de diversas religiões.Entretanto,ainda é nítido na nação pessoas que praticam a intolerância religiosa.

A mídia constantemente retrata casos de indivíduos que sofreram algum mal por pessoas preconceituosas em relação a uma determinada religião.Esses extremismos mostra [mostram] que uma grande parcela da população não possue [possui] o respeito a ponto de não de não saber conviver com as diferenças do seu próximo.A laicidade da nação brasileira é um exemplo de que não deve [se deve] sobrepor uma religião em detrimento da outra.Isso deve ser o exemplo para que os cidadãos respeitem uns aos outros e saibam se relacionar de maneira cordial independente [independemente] de crenças religiosas.

Um acontecimento que gerou comoção nos brasileiros ,?[sem vírgula] foi a agressão física de uma menina que trajava roupas típicas da cultura Afro-brasileira,que [afro-brasileira e foi] foi apedrejada por fanáticos religiosos.Esse episódio retrata que o preconceito religioso continua a persistir em uma sociedade de que se considera ´´ evoluída´´ .Isso gera medo e insegurança por [em] quem sofre com esse mal social,além de trazer problemas psicológicos e físicos ?[vírgula] como a depressão e as agressões corporais que lesam a liberdade do agredido.

Para resolver esse problema que assola a população brasileira,a mídia ?[vírgula] por possuir um grande poder persuasivo ?[vírgula] deve propor debates com os lideres [líderes] de diversas religiões brasileiras nos canais abertos para discutir sobre a intolerância,o respeito e o fanatismo religioso.As escolas também deve [devem]  ensinar aos [os] alunos o respeito as [das] diferenças das religiões com feiras culturais que retratam as características religiosas.Dessa forma,será sanada [sanado] esse problema e a sociedade poderá conviver de forma saudável.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O grande problema foi que a argumentação permaneceu no nível do senso comum e apresentou apenas um exemplo concreto, que foi o citado pela coletânea. Desenvolva suas ideias e apresente argumentos bem fundamentados para persuadir o leitor a acatar seu ponto de vista. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.),


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200