O preconceito religioso é um tema corriqueiro no Brasil. O homem se tornou [tornou-se] egoísta por causa da intolerância. O fanatismo faz com que o indivíduo de uma determinada religião, ?[sem vírgula] desrespeite outros grupos. Por mais que as pessoas convivam com a diferença, infelizmente, a discriminação ainda é persistente no cenário nacional.
Inúmeros [Inúmeras] são as crianças e adolescentes que sofrem dentro da sala de aula, haja vista que estão em processo de formação ideológica e interiorizam os comportamentos praticados por adultos. Concomitantemente, há a ausência de ensinamento sobre a questão da liberdade de crença religiosa, que devia [deveria] ser ministrado na escola juntamente com o ensino da sociologia.
O intolerante religioso, na maioria das vezes, deixa de dar atenção a outras opiniões, ?[sem vírgula] por fazer questão de ser de determinada religião. E como dizia Émile Durkheim, a sociedade é composta por membros, que trabalhando em harmonia, faz o todo funcionar [ a sociedade é composta por membros que, trabalhando em harmonia, fazem o corpo funcionar]. ?[vírgula] Caso contrário, entra em colapso.
É dever do Estado, diante de tamanha desigualdade, fazer campanhas contra o fanatismo altruísta e divulgar nos meios de comunicação. ?[vírgula] Assim como os pais e professores devem dar bons exemplos aos mais jovens, mostrando que a escolha religiosa não interfere no valor de um indivíduo, evitando, desta [dessa] forma, que se tornem adultos intolerantes.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto de maneira simplista, pois não desenvolveu uma linha argumentativa consistente que comprovasse as afirmações feitas. Lembre-se que toda afirmação deve ser sustentada por exemplo concreto. Isso deve ser feito para fugir de achismos e senso comum.
Vamos aos aspectos pontuais:
No trecho destacado em vermelho, você não explica por que as crianças sofrem.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |