O território brasileiro é marcado pela miscigenação desde a colonização. Apesar da mestiçagem do povo, observa-se [observam-se,] ainda, fortes traços de intolerãncia [intolerância] religiosa, principalmente as [em relação às]religiões que são de origem africana. Dessa forma, precisa [quem precisa?] repensar e respeitar as diferenças para que a intolerânia religiosa não seja confundida com a liberdade de expressão.
A intolerância religiosa é marcada pelas diversas formas de violência devido a [à] não aceitação das diferenças ideológicas. A liberdade de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal de 1988. Desta [Dessa] forma, fica claro que, ?[sem vírgula] o Brasil ?[vírgula] por ser um país laico ?[vírgula] deve garantir que não haja barreiras e discriminação sobre a liberdade de escolha quanto a [à] religiosidade. Com isso, práticas como perseguição ?[vírgula] dentre [entre]outras formas de violência física ou mental ?[vírgula] fere [ferem] a liberdade e a dignidade humana e se configura [configuram-se] como crime de ódio.
A liberdade de se criticar dogmas religiosos não é condenável, já que a liberdade de expressão é um direito garantido pelo Estado, no entanto, isso deve ser feito de forma respeitosa . Infelizmente essas atitudes de ódio e discriminação ocorre [ocorrem] com maior frequencia entre as religiões de matrizes africanas e árabes. Estipulou-se o dia 21 de janeiro como o "Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa", ?[sem vírgula] como forma de conscientização devido a um caso ocorrido em 2000 que levou ao falecimento uma mulher com a religião de origem africana.
Desse modo, fica claro que nenhuma religião deve ser considerada superior a [à] outra, mas ?[vírgula] sim, que todas devem ser respeitadas. É o papel do Estado assegurar o direito de escolha de cada indivíduo ?[vírgula]fazendo valer a laicidadeda nação. promover [Promover] debates e palestras nas escolas sobre a pluralidade cultural e religiosa irá favorecer [favorecerá] o desenvolvimento de uma nação mais tolerante.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são pouco consistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias.
Vamos aos aspectos pontuais:
- Frase destacada em vermelho: Trecho dá a entender que as religiões de matriz africana e árabe são as que mais cometem atos de intolerância. É isso mesmo?
- Frase em azul: Trecho que não estabelece nenhuma ligação com o trecho anterior do parágrafo. Deve-se ter cuidado ao contruir a sequência de raciocínio do texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |