É instigante dizer que em pleno século XXI pessoas são julgadas, são maltratadas, são expostas ao rídiculo pelo simples fato de não terem a mesma concepção sobre religião. Em torno de todo o Brasil pessoas são impedidas de praticarem seus atos religiosos. De acordo com grandes sociólogos ?[vírgula] uma pessoa não poder ser julgada por sua etnia, raça, credo, condição sócioeconômica [socioeconômica] ou religião, e sim pelo seu caráter.
Com um ohar crítico ?[vírgula] adentramos em um tabu que deve ser inaceitável em nossa sociedade, porém é algo que se tornou uma realidade brasileira, uma realidade que não é contemporânea, mas sim de décadas passadas, quando principalmente, ?[vírgula] afro-descendentes [afrodescendentes] eram julgados e hostilizados por praticarem seus cultos religiosos, que por muitos preconceituosos, ?[sem vírgula] eram denominados como "mandinga", ou até mesmo bruxaria.
Historicamente construída, a intolerância religiosa deve ser combatida em todos os setores, que partem do familiar até o judiciário. Devemos utilizar os meios de comunicação para propagar a paz, bem como iniciativas de boas práticas que disseminam e trazem esperança para aqueles que são violentados todos os dias em nome da religião.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e não há problemas de estruturação das ideias. Faltou uma proposta de intervenção mais concreta e específica para o problema apresentado e também um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |