Intolerância religiosa no Brasil - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 09/11/2016

Status:

Corrigida
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 O Brasil sempre foi um país laico, onde todos os povos possuem a liberdade de seguir, cultuar e celebrar conforme os dogmas da sua religião, diferente [diferentemente] de países que têm o histórico de conflitos, como o Oriente Médio e Índia, onde um cidadão é obrigado a seguir aquela religião. Até que  ponto as pessoas precisarão chegar para entender que é necessário respeitar uns aos outros, independente [independentemente] de cor, raça ou credo?

   Desde a Idade Média, época da Inquisição, todos que eram Cintra os seguimentos [contra os segmentos] da Igreja Católica ou algumas mulheres que praticaram obras de feitiçarias eram queimados vivos. Na Europa, um fato que marcou aquele século foi a noite de " São Bartolomeu" , onde a rainha Elizabeth mandou exterminar todos os "Huguenotes" , como eram chamados os cristãos, cerca de três mil pessoas [foram] vítimas daquele massacre.

   No ano de 2015, umma criança candomblecista, que havia acabado de sair de um culto religioso, foi apedrejada por dois homens que estavam passando por aquele local, [ponto final] ainda com a Bíblia nas mãos, denegriram a sua integridade chamando_a [chamando-a] de demônio e que ela iria para o inferno. Nas Escrituras Sagradas, no capítulo 2 [vírgula] em Tiago [vírgula] está escrito: " ame o teu o próximo como a ti mesmo ". Se foi um ensinamento bíblico, porque [por que] as nações estão se de digladiando?

    Desse modo, é necessário respeitar uns aos outros, independente [independentemente] da sua fé ou credo, porque todo ser humano tem liberdade de expressão, de crer ou não em algum tipo de deus, sem ser visto como um rebelde ou uma aberração por não ser devoto de uma determinada crença.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e faltou uma proposta de intervenção mais concreta para a problemática apresentada.

Estudar melhor o fato destacado em vermelho, pois, o que foi descrito não condiz com os fatos.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200