A intolerância religiosa no Brasil, ?[vírgula] pode ser combatida através [por meio] da implementação do estudo religioso nos colégios e por intermédio de incentivos de propagandas em veículos de comunicação que, convenção [que convençam] a todos a parar de cometer essa prática. Todavia, de nada adiantará se cada pessoa não começar, por conta própria, a mudar a sua forma de pensar e agir a respeito da intolerância religiosa.
Uma das formas que poderá [poderão] dar fim a [à] intolerância religiosa no país, ?[sem vírgula] é a integração do ensino religioso nas escolas de divérsos [diversos] estados, já que, toda educação, deve [sem vírgulas]ser ensinada quando o indivíduo ainda é pequeno. Esse ensino, ?[sem vírgula] poderia ser administrado com uma aula qualquer, mas com a exceção de que, quando for o dia do mesmo, ele fosse [será] dividido em leituras e vídeos aulas [videoaulas] sobre o assunto. É claro que, os pais também devem ensinar os seus filhos, a final [afinal]de contas, a educação também vem de casa.
Além disso, a intolerância religiosa também poderia ser extinguida se o Governo Federal, investisse em propagandas para os divérsos veículos de comunicação, para convencer a todos de que, essa prática é errada e que todos devem respeitar a crença religiosa dos outros, assim como também, todos devem respeitar a opção sexual de cada um. No final de cada propaganda, o Goveno poderia deixar bem claro, quem desrespeitar a crença religiosa do outro, poderá ser denunciado e será fichado como um intolerânte [intolerante].
De fato, o Brasil ainda enfrenta um longo caminho para acabar com a intolerância religiosa. Todavia, de nada adiantará se cada pessoa não começar, por contra própria, a mudar a sua forma de pensar e agir a respeito sobre a intolerância religiosa. É claro que a implementação religiosa nos colégios e o incentivo do Governo através [por meio] de propagandas, são de grande ajuda, porém, as pessoas precissam pensar que um dia também poderão sofrer com a intolerância de outra, seja pela mesma ou outra razão.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo; Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática e muita divagação.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 20 | Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |