Não é de hoje que presenciamos fatos a respeito da intolerância religiosa no Brasil.Os diversos meios de comunicação relatam notícias sobre a discriminação que engloba várias religiões,crenças e dogmas.
A intolerância é praticada por pessoas que são contra outras religiões ou que não possuem uma religião [ponto final] nesse sentido,o Código Penal brasileiro é responsável por ajudar e punir [vírgula] ou seja [vírgula] ajuda [ajudar] aqueles que sofrem alguma intolerância religiosa [vírgula] seja ela física ou ,[, seja ela] moral [vírgula] e punir as pessoas que provocam essas agressões.
No período da inquisição [vírgula] ocorreram muitos casos relativos a [à] intolerância religiosa em que as pessoas foram queimadas vivas em fogueiras por não aceitarem uma religião em que era imposta.Nesse sentido [vírgula] quem fosse contrário a [à] religião católica sofreria [sofria] severas punições.A igreja protestante surgiu em oposição e tinha como um dos seus seguidores Martinho Lutero em que lutava contra a imposição da igreja católica e contra a inquisição.
Em vista disso [vírgula] as práticas relacionadas ocorrem em vários contextos históricos,portanto,deve-se criar alternativas de coibir essas práticas contra aqueles que escolhem suas religiões ou não possuem [ponto final] dessa forma,o Estado deve ser mais rigoroso para punir e prevenir essa intolerância [ponto final] nessa medida [vírgula] é viável criar campanhas nas escolas para conscientizar os alunos sobre a intolerância.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de algums problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias. Atente ao bom uso dos sinais de pontuação e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Vale ressaltar que Lutero não lutou contra a inquisição.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |