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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 08/11/2016

Status:

Corrigida
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               A intolerância religiosa é proviniente [proveniente] da pretensão instalada na sociedade brasileira. O respeito é algo indispensável para se obter um convívio harmonioso entre as pessoas. Além disso, com a globalização, ficou mais fácil praticar atos de violência contra indivíduos de outras crenças religiosas. 

                A Revolução Técnico-científico-informacional possibilitou a comunicação de pessoas de diferentes países e um acesso mais fácil à cultura de outros povos, devido a [à] implantação de redes de telecomunicação e por causa do surgimento da internet. Em compensação, a globalização permitiu a disseminação mais rápida de ideias que incentivam a intolerância religiosa e que tratam uma determinada religião como verdade absoluta. Esse tratamento ocorreu, por exemplo, com o catolicismo no período da Santa Inquisição. 

                 É normal ver nas redes sociais (facebook, por exemplo) discussões, [sem vírgula]  cujo o assunto envolve crenças e dúvidas em relação a [à] criação do mundo e quem o criou. Determinadas discussões transformam-se em situações de desrespeito entre os indivíduos, devido a [á] pretensão de alguns cidadãos brasileiros que não conseguem perceber que religões ou teorias científicas são subjetivas. Vale também ressaltar que as agressões verbais são provinientes [provenientes], também, do abuso da liberdade de expressão. 

                  Sendo assim, é necessário mais rigor das leis brasileiras na internet para impedir crimes de aversão e incentivar a população a denunciar agressões verbais e físicas dessa natureza. É vital, também, investir em palestras de conscientização com o objetivo de fazer com que cada cidadão brasileiro respeite a religião do seu próximo e trate esse assunto como algo subjetivo.

Comentários do corretor


O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

No entanto, a primeira frase destacada no primeiro parágrafo está vaga (pretensão a quê?). A segunda não foi provada/confirmada ao longo do texto, pois não se mostrou como a globalização nfluencia atos de VIOLÊNCIA. 

 

Continue lendo e escrevendo!

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200