O Brasil ?[vírgula] apesar de ser considerado um país laico, apresenta muitos preconceitos devido às diferenças de práticas religiosas. É comum ver pessoas falando de determinada religião em detrimento de outra, no entanto, não há problema em ter opiniões e gostos diferentes ?[vírgula] o problema é quando o direito de determinada pessoa praticar sua religião fere o direito do outro. Alguns meios de comunicação, ?[sem vírgula] já foi noticiaram caso [casos] de pessoas agredidas fisicamente [física] e verbalmente por seguir diferentes religiões. Como solucionar esse problema?
A lei já existe e visa punir quem praticar algum autor de preconceito contra outras religiões, mas isso não inibe o preconceito, só mascara. É necessário educar as pessoas para aceitar e conviver com diferentes crenças, etnias, orientação sexual, etc. Também, ?[sem vírgula] é necessário impor limites para que as religiões sejam praticadas somente em templos religiosos e residências como cada família preferir, ?[ponto final] a partir do momento que se pratica a religião em locais públicos [vírgula] ofende [ofende-se] o direito do outro que não tem ou possui religião diferente [ponto final] um exemplo são as orações em transportes públicos, pois, atualmente ?[vírgula] estão proibidas.
Observa-se o governo criando mecanismo para inibir religiosos que não respeitam as outras pessoas e com o passar do tempo, quem sabe, poderá ser um assunto não mais discutido. Respeitar é simples, ?[sem vírgula] e é a base de toda a convivência.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar com exemplos concretos. Atente também às regras de uso dos sinais de pontuação.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |