A Intolerância Religiosa - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
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              O Brasil ?[vírgula] apesar de ser considerado um país laico, apresenta muitos preconceitos devido às diferenças de práticas religiosas. É comum ver pessoas falando de determinada religião em detrimento de outra, no entanto, não há problema em ter opiniões e gostos diferentes ?[vírgula] o problema é quando o direito de determinada pessoa praticar sua religião fere o direito do outro. Alguns meios de comunicação, ?[sem vírgula] foi noticiaram caso [casos] de pessoas agredidas fisicamente [física] e verbalmente por seguir diferentes religiões. Como solucionar esse problema?

              A lei já existe e visa punir quem praticar algum autor de preconceito contra outras religiões, mas isso não inibe o preconceito, só mascara. É necessário educar as pessoas para aceitar e conviver com diferentes crenças, etnias, orientação sexual, etc. Também, ?[sem vírgula] é necessário impor limites para que as religiões sejam praticadas somente em templos religiosos e residências como cada família preferir, ?[ponto final] a partir do momento que se pratica a religião em locais públicos [vírgula] ofende [ofende-se] o direito do outro que não tem ou possui religião diferente [ponto final] um exemplo são as orações em transportes públicos, pois, atualmente ?[vírgula] estão proibidas.

              Observa-se o governo criando mecanismo para inibir religiosos que não respeitam as outras pessoas e com o passar do tempo, quem sabe, poderá ser um assunto não mais discutido. Respeitar é simples, ?[sem vírgula] e é a base de toda a convivência.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar com exemplos concretos. Atente também às regras de uso dos sinais de pontuação. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200