É fato que, ao longo da nossa história como colônia de exploração, inúmero [inúmeros] foram os povos formadores da nossa cultura. Desde os indígenas, escravos africanos e portugueses da monarquia, até os japoneses e italianos das repúblicas, contribuíram para a tamanha diversificação cultural e, consequentemente, da quantidade de religiões diferentes presentes aqui. Assim, o problema da intolerância religiosa no nosso país é comum, [sem vírgula] e deve ser combatido.
Primeiramente, é importante analisarmos a presença dessa adversidade relacionada ao desenvolvimento da nação. Uma vez que a intolerância de crenças compromete a alteridade da população brasileira, ela causa inúmeros problemas humanos como a violência. Não obstante, ela também está ligada com a economia nacional, já que a Organização das Nações Unidas (ONU) condena tal prática, e muitas empresas e investidores internacionais evitam relacionar-se com países com instabilidade social.
Outro problema é o prejuízo do sistema de ensino brasileiro, que é, em grande parte, afetado por essa violência. Como essa questão compromete a divulgação de ideais sociais e de respeito para com o próximo, tal intolerância, infelizmente, acaba sendo beneficiada. Por assim dizendo, ao garantirmos uma educação mais eficaz, voltada para o ensino inter-religioso, ?[sem vírgula] e livre desse preconceito, estaremos mais próximos da erradicação do mesmo.
Portanto, de acordo com Sartre, “a violência sempre é uma derrota”, então, precisamos tomar certas medidas para sairmos vitoriosos da batalha contra a intolerância religiosa. Uma delas é a renovação das leis atuais sobre a laicidade do Estado e o respeito às religiões, pelo poder legislativo, buscando a diminuição desse problema e ajudando a todos os brasileiros. Também é de suma importância, com o auxílio das famílias, escolas e do ministério da educação [letra maiúscula], a criação de projetos educacionais, como palestras, com o objetivo de consolidar e levar ensino, principalmente aos jovens, sobre esse assunto. Assim, conseguiremos instruir a todos a como “amarmos uns aos outros como se não houvesse amanhã”, como já dizia Renato Russo, indiferente [independentemente] de qual religião cada um segue.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. Evite expressões próprias da fala (então).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |