Caminhos para combater a intolerância religiosa - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   No Brasil [vírgula] ainda se pode notar uma grande intolerância religiosa contra pessoas que seguem alguma crença e até mesmo aquelas que não seguem crenças [crença] nenhuma.É direito de todos criticar dogmas, pois isso é uma liberdade de expressão, porém, essas críticas ?[vírgula] na maioria dos casos ?[vírgula] não são feitas só verbalmente ?[vírgula] e sim com violências físicas.

   Em muitos países, várias pessoas são mortas por causa de suas religiões e crenças. Esse fato se dá pelo país querer impor uma única religião, e quem não a segue é perseguido e em muitos casos tem suas vidas interrompidas. [no singular]

   A manifestação de crenças no Brasil é assegurada pela legislação, assegurando [que garante] a elas liberdade de correntes religiosas e com detenção, de um mês a um ano, ou multa para aquele que impedir ou pertubar cultos religiosos. Todos têm o direito de escolher qual religião seguir, seja ela evangélica, espírita, católica e muitas outras.

   Portanto, cabe aos órgãos governamentais implantar medidas no combate à intolerância no Brasil, ?[sem vírgula] por meio de campanhas em escolas, em lugares públicos, através [por meio] também dos meios de comunicação, como a internet, o rádio e a televisão, para que assim esse problema venha ser reduzido.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200