Há muito tempo,jornais,televisões e revistas vem [vêm]documentando sobre várias religiões. Grande parte dessa documentação ocorre ao fato de muitos países começarem a executar a liberdade de expressão, tornando [vírgula] assim, cada cidadão livre às suas escolhas e [vírgula] com base nisso; muitos acabam criando a sua convicção em formarem grupos religiosos.
Nem toda religião é formada na biblía e no mesmo Deus, mas com isso acabam gerando grandes confusões por parte de outras religiões que as veem como um problema para a sociedade. Então [vírgula] várias guerras religiosas acontecem e por se constituírem na base "paz", acabamos vendo inúmeras tragédias em busca do estabelecimento de uma única religião.
Hoje o Brasil se enquadra em um dos vários países que aceitam pacíficamente [pacificamente] várias denominações religiosas, porém [vírgula] mesmo com essa conquista [vírgula] várias pessoas são atacadas por sua crença religiosa, sendo um ataque físico ou verbal.
Portanto, não podemos obrigar pessoas a seguirem o que queremos. Por sermos brasileiros, devemos conhecer mais as crenças religiosas de outros países, contudo, respeitando-as. As pessoas que não tem [têm] crença ou não acreditam em Deus, nós não podemos desfaze-las [desfazê-las]. Não devemos ser fanáticos, gerando uma nova guerra mundial [vírgula] e sim sermos pacíficos, visando o bem estar [ao bem-estar] de cada ser humano, porque essa é uma política de vida em que muitos a usam para sobreviver. Realizar conferências poderiam [poderia]com o tempo trazer bons resultados, porque muitos julgam sem conhecer o motivo daquela pessoa ou país.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |