A liberdade de expressão é algo que vem ganhando força nos ultimos [últimos] anos [vírgula] principalmente na internet.Entretando, a falta de uma fiscalização mais rigida [rígida] faz com que os ''internautas'',?[sem vírgula] pratiquem a intolerância religiosa e saiam impunes e assim continuem desrespeitando os cidadãos que devem ter seus direitos garantidos pela lei.
''O ser humano é aquilo que a educação faz dele'', a frase do filósofo Immanuel kant retrata como a religião deve ser vista, pois é ensinado principios e crenças principalmente nas igrejas e isso ocasiona uma grande influência na sociedade brasileira. E por esse fator ?[vírgula] os lideres religiosos devem se atentar com [aos] os ensinamentos da religião que estão sendo propagados nos locais de crença, ?[sem vírgula] para que não se dissemine ódio ou qualquer outro tipo de discriminação.
Além disso, a internet ?[vírgula] que deveria ser usada para unir a sociedade, acabou adquirindo os mesmos preconceitos do ambiente social e com a poderosa ferramenta de comunicação ?[vírgula] que são as redes sociais e o anonimato a partir de uma conta falsa?[vírgula] o agressor consegue disseminar o preconceito,ferir a laicidade do Estado e sair impune e isso se torna um ciclo vicioso.
Portanto, medidas são necessãrias para resolver o impasse. os lideres [Os líderes] religiosos devem se unir e discutir oque [o que]deve ser ensinado nos locais de crença, ?[sem vírgula] para que não se propague o ódio e o desrespeito.Além disso, o governo deve criar leis que punam os agressores online [on-line] com muta [multa] e pena de 1 a 3 anos.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar com exemplos concretos. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |