- Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         É notável que atos de violência contra as crenças religiosas da população brasileira aumenta-se [aumentam] gradativamente. Atitudes de intolerância são vistas desde a reforma protestante [vírgula] onde [quando] milhares de indivíduos foram perseguidos e mortos pelos seus representantes políticos por não seguirem a religião designada.
          Essas agressões, seja verbal ou corporal permanece [sejam verbais, sejam corporais, permanecem] na sociedade, realizadas por criminosos que não respeita [respeitam] os dogmas escolhidos pelas pessoas que tem [têm] a sua liberdade assegurada pela constiuição [Constituição].
          Em consequência disso, guerras são instituídas, como exemplo a [o] estado islâmico ?[vírgula] que matam [mata] fiéis pelo fato da religião ser diferente [FIÉIS NÃO SÃO MORTOS]. No Brasil ?[vírgula] o preconceito de crenças emprego por parte de alguns [FRASE NÃO FAZ SENTIDO], aumenta a discriminação sofrida por sua população religiosa.
           Diante do exposto, como disse o filosofo Immanuel Kant ?[vírgula] "o ser humano é aquilo que a educação faz dele" [ponto final] o investimento em educação é fundamental para que tenhamos um maior respeito sobre o assunto. Também em parceria público e privada, a criação e a divulgação de campanhas para extinguir o problema, além de leis mais punitivas aos que descumprirem, podendo assim acabar com essa intolerância.

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma incoerente, os argumentos são inconsistentes e há muitos problemas de estruturação das ideias.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     220


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200