O Brasil é um estado [Estado] laico, a própria constituição do país assegura a liberdade de crença religiosa para todos, [ponto final] ninguém é obrigado seguir uma doutrina muito menos acreditar em um Deus, mas ofensa, preconceito por um determinado segmento religioso [vírgula] isso sim não pode.
Existem países diferente [diferentes] do Brasil que [onde] a religião é motivo de grandes conflitos, discriminações, proibições, [ponto final] aqui pode até não acontecer com grandes proporções, porém ocorrem graves casos de intolerância religiosa que causa em agressões [que causam agressões] físicas, [ponto final] só em 2014 [vírgula] 12 % dos episódios relatados foram este [desse] tipo de violência.
Em 2011 a 2014, as maiores vítimas de discriminação foram fiéis de religião Afro-brasileira. Com base nesse dado[vírgula] será que [vírgula] além da intolerância religiosa, não está imbutido preconceito racial contra os negros, algo tão presente no dia dia [?].
Com base no que foi visto, o direito de expressão é permitido, defender seu ponto de vista, sua crença, seu sentimento religioso não é crime, mas interferir em correntes religiosas de forma violenta, só porque pensa de maneira diferente [vírgula] isso é crime. É possível combater todos os tipos de diferenças, basta o respeito por cada uma delas.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e não foi elaborada uma proposta de intervenção.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |