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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
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O Brasil é um estado [Estado] laico, a própria constituição do país assegura a liberdade de crença religiosa para todos, [ponto final] ninguém é obrigado seguir uma doutrina muito menos acreditar em um Deus, mas ofensa, preconceito por um determinado segmento religioso [vírgula]  isso sim não pode.

Existem países diferente [diferentes] do Brasil que [onde] a religião é motivo de grandes conflitos, discriminações, proibições, [ponto final] aqui pode até não acontecer com grandes proporções, porém ocorrem graves casos de intolerância religiosa que causa em agressões [que causam agressões]  físicas, [ponto final] só em 2014 [vírgula] 12 % dos episódios relatados foram este [desse] tipo de violência.

Em 2011 a 2014, as maiores vítimas de discriminação foram fiéis de religião Afro-brasileira. Com base nesse dado[vírgula] será que [vírgula] além da intolerância religiosa, não está imbutido preconceito racial contra os negros, algo tão presente no dia dia [?].

Com base no que foi visto, o direito de expressão é permitido, defender seu ponto de vista, sua crença, seu sentimento religioso não é crime, mas interferir em correntes religiosas de forma violenta, só porque pensa de maneira diferente [vírgula] isso é crime. É possível combater todos os tipos de diferenças, basta o respeito por cada uma delas.

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos.  Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e não foi elaborada uma proposta de intervenção.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200