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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
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A diversidade religiosa pelo mundo é enorme, há que acreditam [acredite] em um deus, outros [vírgula] em vários deuses, enfim, as manifestações são várias, porém essa diversidade em várias partes do mundo é motivo de preconceito, violências e até mortes, não respeitando a liberdade de expressão. No Brasil [vírgula] não é diferente [vírgula] várias são as religiões, como católico, evangélico, espírita, dentre [entre] outros, no qual são vítimas de discriminação.

No Brasil, pesquisa realizada mostra o quanto é grande o número de denúncia por intolerância religiosa, embora exista lei que assegura a liberdade de crença e pena para punir quem agir com violência, [ponto final] são vários os episódios de desrespeito, discriminação ao direito humano de expressar sua fé.

O caminho para combater a intolerância  religiosa no Brasil, [sem vírgula] é fazer com que as leis já existente se cumpram, com punição para os culpados [vírgula] e outras possam [devem] ser criadas para tornar mais rigorosa a pena, [ponto final]] é preciso que as pessoas continuem denunciando e cobrando que a lei se cumpra.

Outro caminho seria que a tv, internet, os meios de comunicação incentivam [incentivem] o assunto campanhas com programas, debatendo o tema, levando cada membro de cada religião com informações e mostrando que não existe só uma verdade, uma religião, que todas têm que ser respeitadas, e cada pessoa tem o direito de expressar da forma que quiser a sua fé, respeitando o espaço de cada religião.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias (como o trecho destacado em vermelho).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200