A diversidade religiosa pelo mundo é enorme, há que acreditam [acredite] em um deus, outros [vírgula] em vários deuses, enfim, as manifestações são várias, porém essa diversidade em várias partes do mundo é motivo de preconceito, violências e até mortes, não respeitando a liberdade de expressão. No Brasil [vírgula] não é diferente [vírgula] várias são as religiões, como católico, evangélico, espírita, dentre [entre] outros, no qual são vítimas de discriminação.
No Brasil, pesquisa realizada mostra o quanto é grande o número de denúncia por intolerância religiosa, embora exista lei que assegura a liberdade de crença e pena para punir quem agir com violência, [ponto final] são vários os episódios de desrespeito, discriminação ao direito humano de expressar sua fé.
O caminho para combater a intolerância religiosa no Brasil, [sem vírgula] é fazer com que as leis já existente se cumpram, com punição para os culpados [vírgula] e outras possam [devem] ser criadas para tornar mais rigorosa a pena, [ponto final]] é preciso que as pessoas continuem denunciando e cobrando que a lei se cumpra.
Outro caminho seria que a tv, internet, os meios de comunicação incentivam [incentivem] o assunto campanhas com programas, debatendo o tema, levando cada membro de cada religião com informações e mostrando que não existe só uma verdade, uma religião, que todas têm que ser respeitadas, e cada pessoa tem o direito de expressar da forma que quiser a sua fé, respeitando o espaço de cada religião.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias (como o trecho destacado em vermelho).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |