O preconceito explícito na sociedade brasileira oprime e exclui aqueles que são minoria no meio em que vivem, entre estes os que adotam uma religião divergente daquela construída historicamente no país. O Brasil, apesar de ser um Estado laico, constitui-se como predominantemente cristão, devido a [à] origem católica dos colonizadores portugueses. No entanto, há a enorme presença de outras religiões, pois o país possui grande diversidade cultural, [ponto final] ainda assim a intolerância religiosa é significativa e se classifica [classifica-se] como mais um preconceito e ato de discriminação na sociedade atual.
A intolerância no Brasil iniciou-se no século XVI com a imposição da cultura europeia sobre a do índio e o consequente processo de catequização. Soma-se a isto [isso] a vinda de africanos para o país, que já possuíam suas respectivas religiões, [sem vírgula] e que passaram a ser discriminados e muitas vezes proibidos de praticá-las. Hoje a laicidade do Estado é consolidada em lei, todavia [sem vírgula] a teórica [teoria] não está acompanhada da prática, e o preconceito histórico torna-se um problema em todos os órgãos sociais.
Recentemente, com os atuais conflitos terroristas que envolvem parte da religião islâmica, aumentou-se a intolerância a esta [essa] religião também, muitas vezes associada diretamente ao terrorismo. A mídia possui papel fundamental na construção desta [dessa] associação, tendo em vista que abordam o terrorismo e o islamismo muitas vezes sem fazer distinção.
Portanto, observa-se a intolerância religiosa construída de forma histórica e por via de manipulação. Logo, faz-se necessário [necessária] a atuação do Estado para o cumprimento da lei de proteção a [à] liberdade de culto e de expressão, principalmente nos meios virtuais; também a parceria de ONG’s [ONGs], escolas e da mídia para a conscientização da população através [por meio] de campanhas que aborde e discuta [abordem e discutam] a problemática, sendo possível também a participação de instituições religiosas no auxílio ao trabalho com a sociedade para dizimar este [esse] crime de ódio e possibilitar a tolerância na sociedade.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. Sempre que fizer uma afirmação, mostre um exemplo concreto para comprová-la. O trecho destacado em azul pedia essa comprovação.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |