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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
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     De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil [vírgula] o Estado é laico, ou seja, não possui religião oficial. Porém, o que se vê no Supremo Tribunal Federal é uma Cruz, simbolizando [que simboliza] o Cristianismo. Levando-se em conta esse fato inadmissível e discriminatório para com outras religiões, que [quais] medidas devem ser tomadas para o combate da intolerância religiosa no Brasil?

     Vários casos noticiados pela mídia ilustram a persistência da discriminação religiosa não apenas a nível brasileiro [vírgula] e sim a nível mundial. Para exemplificar, a publicação(2015) de uma charge de cunho preconceituoso para com a religião Islâmica rendeu ao jornal francês Charlie Hebdo a morte de dezenas de funcionários, em um ataque terrorista reinvindicado [reivindicado] pelo grupo extremista Estado Islâmico. Nesse caso, a liberdade de expressão/escolha  feriu e muito as práticas religiosas do grupo em questão.

     Para Theodor Adorno, em sua obra intitulada " Dialética do Esclarecimento", a liberdade de escolha está estritamente relacionada a [com a] coerção econômica, ou seja, é um legado social que é transmitido de geração em geração e que molda como o indivíduo age na sociedade. Vinculando esse pensamento ao modo com o qual a Jurisdição Brasileira,em especial,como os cargos de alto nível lidam com isso, é nítida a presença de uma Cruz no STF, pois desde tempos medievais o Cristianismo figurava-se como religião da côrte [corte] (leia-se hoje a elite brasileira).

     Em virtude do exposto, mudanças significativas devem ser tomadas na sociedade brasileira para acabar, ou pelo menos diminuir, com a intolerância religiosa no Brasil, começando pelo extermínio da ausência de laicidade do Estado, defendida em nossa Constituição. Além disso, o cuidado que todos os cidadãos devem ter ao assumir,como diria Adorno, uma liberdade de escolha que possa ferir ou mesmo perturbar as práticas de culto de religiões diferentes daquelas com a qual [que] cada um recebe como legado social.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. No terceiro parágrafo, foram levantados alguns pontos, mas você não soube deixar claro como as questões levantadas estão ligadas ao recorte temático.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200