O termo religião vem do grego religare, que significa união. Mesmo assim, a intolerância religiosa ainda está presente na sociedade, [e] o Brasil é um exemplo disso. A intolerância religiosa no Brasil possui suas causas no passado e pode ser combatida com atitudes na atualidade.
Durante o período de Brasil colônia e monarquico [monárquico], a religião oficial era a católica,[ponto final] em 1889 ?[vírgula] com a proclamação da república, outras religiões foram autorizadas de terem cultos, menos a religião de matriz afro-brasileira. Esse fato está inserido no contexto histórico ligado a [à] escravidão, [ponto final] os cultos africanos só foram librerados no território nacional com a Constituição de 1988.
Mesmo sendo um país laico, a nação brasileira não está imune da [à] intolerância religiosa, que ocorre principalmente com praticantes da religião afro- brasileira. Tais casos de não aceitação da ceita religiosa do outro pode está inserido [podem estar inseridos] no passado de Brasil, um país com a maioria da população católica. Para combater a intolerância religiosa na nação [vírgula] é preciso da ajuda da sociedade, do Estado. Sendo assim, cada grupo religioso deve criar grupos com os fieis [fiéis], tendo palestrantes de várias religiões e ateus para demosntrar o que representa cada culto religioso, as suas canções, os seus objetos.
Sendo assim, a intolerância religiosa na nação brasileira possui seus motivos no passado, mas ela pode ser combatida no presente. O Estado e as escolas, [sem vírgula] também poderiam contribuir para o combate dessa intolerância através [por meio] de palestras com psicólogos, brincadeiras para as crianças que ensinem o passado de cada religião e como a libredade dos cultos religiosos são [é] importantes [importante] para uma sociedade com o Estado laico.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e os mesmos argumentos repetem-se sem haver uma progressão do raciocínio. Por essa razão, o texto não consegue sobressair-se ao senso comum e é insuficiente para persuadir o leitor a acatar seu ponto de vista.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |