- Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   O termo religião vem do grego religare, que significa união. Mesmo assim, a intolerância religiosa ainda está presente na sociedade, [e] o Brasil é um exemplo disso. A intolerância religiosa no Brasil possui suas causas no passado e pode ser combatida com atitudes na atualidade.

   Durante o período de Brasil colônia e monarquico [monárquico], a religião oficial era a católica,[ponto final] em 1889 ?[vírgula] com a proclamação da república, outras religiões foram autorizadas de terem cultos, menos a religião de matriz afro-brasileira. Esse fato está inserido no contexto histórico ligado a [à] escravidão, [ponto final] os cultos africanos só foram librerados no território nacional com a Constituição de 1988.

   Mesmo sendo um país laico, a nação brasileira não está imune da [à] intolerância religiosa, que ocorre principalmente com praticantes da religião afro- brasileira. Tais casos de não aceitação da ceita religiosa do outro pode está inserido [podem estar inseridos] no passado de Brasil, um país com a maioria da população católica. Para combater a intolerância religiosa na nação [vírgula] é preciso da ajuda da sociedade, do Estado. Sendo assim, cada grupo religioso deve criar grupos com os fieis [fiéis], tendo palestrantes de várias religiões e ateus para demosntrar o que representa cada culto religioso, as suas canções, os seus objetos. 

   Sendo assim, a intolerância religiosa na nação brasileira possui seus motivos no passado, mas ela pode ser combatida no presente. O Estado e as escolas, [sem vírgula] também poderiam contribuir para o combate dessa intolerância através [por meio] de palestras com psicólogos, brincadeiras para as crianças que ensinem o passado de cada religião e como a libredade dos cultos religiosos são [é] importantes [importante] para uma sociedade com o Estado laico.

    

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e os mesmos argumentos repetem-se sem haver uma progressão do raciocínio. Por essa razão, o texto não consegue sobressair-se ao senso comum e é insuficiente para persuadir o leitor a acatar seu ponto de vista.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200