Sabemos que no Brasil muitas religiões são predominantes e todo cidadão tem a sua liberdade de escolha.Porém,essa liberdade vem sendo mal interpretada quando usada para ferir a dignidade do outro por meio de ofensas a determinada crença.
Pode-se citar,por exemplo,no período da Segunda Guerra Mundial [vírgula] na Alemanha Nazista,o extermínio de judeus,que foram mortos por simplesmente praticar [praticarem a] sua religião,[ponto final] e,apesar de ser um fato antigo,essa intolerãncia ainda persiste na sociedade.Atualmente,algumas pessoas utilizam diversos meios para manifestar o ódio a certa crença,como a intenet a exemplo disso.Em certos casos [vírgula] partem para a agressão física,o que ocorre na menor parte dos casos,contudo,não deixa de ser um fator preocupante.
O motivo dessa intolerância muitas vezes vem da falta de informação que alguns possuem.Muitas pessoas estão acostumadas apenas com suas crenças,mas não buscam o conhecimento de outras,por isso,consideram o diferente como errado e vão em busca de denegrir aquela religião.Entretanto,o Artigo 208 do código penal brasileiro [Código Penal Brasileiro] proibe essas práticas.
Portanto,medidas são necessárias para resolver o impasse.É necessário que o cidadão faça sua parte por meio de denúncias,?[sem vírgula] ao presenciar o crime.As escolas,com palestras ?[vírgula] devem apresentar para os alunos a diversidade de religiões que existem no mundo,e, ?[sem vírgula]a mídia,o aumento de propagandas que incentivem a tolerância religiosa.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas com os sinais de pontuação. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática [só há um exemplo citado]. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |