Temos muitos direitos garantidos pela constituição brasileira [Constituição Brasileira] que são desrespeitados cotidianamente. A liberdade de expressão é um deles que percebemos por atos de intolerância religiosa. O desrespeito à manifestação da fé alheia deve ser combatido.
Muitos têm dificuldade de conviver com as diferenças. Seja cor de pele, orientação sexual ou religião são motivos de agressões, físicas ou verbais, por parte destes [dos] preconceituosos. No mundo temos guerras embasadas em desrespeito às crenças ?[vírgula] como no norte da África ??[vírgula] em que um grupo sequestrou meninas que, para os extremistas, estavam indo contra o islamimo. Na França ?[vírgula] um jornal foi atacado por fanáticos que se sentiram ofendidos por uma charge. Na cidade do Rio de Janeiro ?[vírgula] uma jovem foi apedrejada quando saia [saía] de um terreiro de candomblé.
Somos diferentes e isto[isso] é ótimo. A variabilidade em todos os aspectos é importante para a evolução da sociedade. O governo precisa apurar, tratar e punir os denunciados através [por meio]de canais como o Disque Direitos Humanos (disque100). As escolas precisam abordar aspectos de todas as religiões [vírgula] gerando um espaço saudável de discussão sobre espiritualidade. Os pais precisam ensinar seu filhos que não temos que concordar com todos e seguir sua fé, mas respeitá-los.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Além disso, a frase destaca em vermelho está sem sentido.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |