Liberdade de expressão é um direito de todos,mas a partir do momento que alguém discrimina,ofende e até mesmo age com agressões físicas contra uma pessoa por causa de sua religião ou de não crença,são crimes [temos um crime, que pode] podendo levar de um mês a um ano de detenção ou multa.
Intolerância religiosa é um preconceito, e como [preconceito e,] o próprio nome já diz,Pré-conceito de algumas pessoas que precisa ser combatido.De acordo com a secretária de Direitos Humanos da Presidência da República,os que mais sofrem discriminações no Brasil são os fiéis de religiões afro-brasileiras.Tudo aquilo que é desconhecido é rejeitado.Os tabus da religiosidade devem ser quebrados para se chegar a uma tolerância mesmo que não aceitados.Além de ser crime contra o sentimento religioso,é bulling [bullying] ofender,discriminar,agredir um indivíduo pela sua religião.O respeito deve prevalecer por uma convivência pacífica.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo.Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática e não foi elaborada uma proposta de intervenção para o problema apresentado.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |