- Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Liberdade de expressão é um direito de todos,mas a partir do momento que alguém discrimina,ofende e até mesmo age com agressões físicas contra uma pessoa por causa de sua religião ou de não crença,são crimes [temos um crime, que pode] podendo levar de um mês a um ano de detenção ou multa.

  Intolerância religiosa é um preconceito, e como [preconceito e,] o próprio nome já diz,Pré-conceito de algumas pessoas que precisa ser combatido.De acordo com a secretária de Direitos Humanos da Presidência da República,os que mais sofrem discriminações no Brasil são os fiéis de religiões afro-brasileiras.Tudo aquilo que é desconhecido é rejeitado.Os tabus da religiosidade devem ser quebrados para se chegar a uma tolerância mesmo que não aceitados.Além de ser crime contra o sentimento religioso,é bulling [bullying] ofender,discriminar,agredir um indivíduo pela sua religião.O respeito deve prevalecer por uma convivência pacífica.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo.Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática e não foi elaborada uma proposta de intervenção para o problema apresentado.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200