O caminho da reforma política no Brasil - Banco de redações


Em direção à reforma política

Enviada em: 25/07/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O projeto Ficha Limpa aprovado no último mês pelo Congresso, representa um grande passo para a tão almejada reforma política no país, pois impede a candidatura de políticos condenados por um colégio de juízes para o pleito deste ano.

A proporção social a favor da aprovação do projeto foi amplamente divulgada, através de redes sociais como o twitter e o facebook, o que possibilitou colher assinaturas em uma grande petição online. Mais uma vez a internet mostra ser um grande e eficaz veículo de comunicação, se bem utilizado.

É notório que várias mudanças ainda precisão ocorrer no Brasil, contudo, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) está debatendo temas para o novo projeto de lei, dentre eles o financiamento público de campanha e a lista fechada nas eleições proporcionais. A muito tempo não presenciávamos o país realmente mobilizado em bases concretas como essas com o intuito de dar um basta em tanta politicagem existente ao nosso redor.

Impedir que políticos comprovadamente corruptos não se candidatem e acabar com uma lista de políticos pré-ordenada que obriga aos eleitores a engolir uma relação de canditados sem a participação popular, é possível sim, desde que continuemos engajados no propósito de lutarmos por um país mais justo, com melhores condições de vida e menos desigualdades sociais. Evidentemente que alguns eleitores ainda vendem seus votos, mas não precisamos de que caciques comprem nossos votos e nem que decidam por nós. Vender voto é ser cúmplice de uma politicagem que só deteriora a imagem dos brasileiros.

O caminho para a reforma política é árduo, amplamente debatido, moroso, mas não é impossível. Depende muito de nós. Precisamos ter uma participação mais efetiva na política. Os políticos precisam saber que estamos dispostos a cobrá-los pelas propostas feitas nas eleições e pressionarmos para que não haja desvios de conduta.

Os problemas relacionados à captação de dinheiro para as campanhas políticas no Brasil são outros dilemas que temos de resolver. Precisa haver um melhor controle sobre esses financiamentos, com uma melhora na transparência das prestações de contas.

Portanto, o financiamento público de campanha e a votação em lista são os dois pontos escolhidos para iniciar a trajetória em busca de uma reforma política, sendo que outros assuntos virão, desencadeando uma série de debates e mudanças. Um grande passo já foi dado com a aprovação do projeto Ficha Limpa. Vamos seguir em frente, rumo à reforma política!

 

Comentários do corretor


SITUE O LEITOR
PRECISARÃO
ATENTE-SE À DIFERENÇA ENTRE “HÁ” E “A”
CANDIDATOS
CUIDADO COM A REPETIÇÃO DE PALAVRAS
 
COMENTÁRIO:
Seu texto está bem escrito, porém um pouco repetitivo. Além disso, você poderia ter explorado melhor os temas “financiamento público” e “lista fechada” que foram citados na conclusão de seu texto. Em algumas partes você caiu no senso comum. Cuidado com isso, pois empobrece a sua produção. Leia sempre mais e procure explorar melhor a coletânea sugerida na proposta.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente