A intolerância religiosa descreve bem a situação atual na sociedade. A falta de respeitar [falta de respeito às] as diferenças e crenças de outros constrói um conceito do [no] qual não há liberdade de religião.
Em relação as [às] manifestações de pensamentos diante as [das] doutrinas, é algo que abrange diversos aspectos tantos [tanto] na organização religiosa, já que diz respeito à viabilidade de conciliamento entre igreja e estado [Estado], quanto na escolha da crença, visto que a autonomia de seleção da doutrina é um direito pessoal e está garantido por lei.
Várias pessoas revolucionaram o mundo com as tendências igualitárias, em razão de que há anos as perciguições [perseguições] religiosas acontecem. O aumento de variedades de crenças causam [causa] um caos e violência entre os indivíduos, já que leva o ser humano à incorfomidade.
Logo, embora o direito de criticar os dogmas sejam considerados [seja considerado] liberdade de expressão, muitos exercem atitudes agressivas com outros. Dessa forma, todos merecem respeito, independentemente de sua religião.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e não foi elaborada uma proposta de intervenção para o problema apresentado.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |