A intolerância religiosa, caracterizada pela hostilidade e o fanatismo, preocupa o Brasil, um país laico, na medida que [em que] denúncias de violações dos direitos humanos se torna [tornam-se] mais frequentes devido às perseguições de diferentes grupos existentes em nosso país.
Primeiramente, vale ressaltar que a Constituição Federal abrange a liberdade de religião como direito fundamental, sendo um dever do Estado proporcionar a proteção e garantia necessária para seu exercício. Penalidades mais severas, por exemplo, poderiam ser aplicadas aos culpados para inibir futuras ações.
Além disso, novos canais e meios poderiam ser disponibilizados para que a população possa realizar denúncias. Aplicativos, redes sociais e portais na internet podem ser forma [formas] de aumentar o acesso para que atos de intolerância sejam devidamente fiscalizados.
Vale ressaltar também que campanhas de conscientização podem contribuir para diminuir casos de perseguições religiosas. É importante frisar a importância da liberdade de escolha que as pessoas possuem, poder acreditar no que quiserem e não sofrerem hostilidades pelas suas crenças.
A ausência de tolerância religiosa deve ser combatida com todos os meios legais possíveis para conseguirmos ter uma realidade mais democrática e consciente. A união dos esforços da população e do Estado para enfrentar esse problema é o caminho necessário e que pode gerar mais resultados para as próximas gerações.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. Todavia, poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |