A automedicação é uma atividade amplamente praticada pelos brasileiros na qual dores de cabeça, de estômago, de garganta, dores musculares têm medicamentos prontamente designados a partir do momento em que surgem. Esses remédios são indicados por pessoas que já tiveram os mesmos sintomas ou de experiências anteriores e são facilmente obtidos sem prescrição médicas [médica] nas farmácias.
Essa prática pode ter consequências terríveis, causadas principalmente pela falta de conhecimento sobre a composição dos medicamentos e do próprio organismo. Há remédios que podem causar intoxicações, alergias e até o mascaramento de sintomas de doenças mais graves. Apesar de todos esses efeitos adversos [vírgula] as pessoas continuam a se automedicar, e não sem motivos.
Hospitais e prontos-socorros já se encontram lotados diariamente e por isso, mesmo sendo o ideal, as pessoas preferem procurar o médico somente no último caso. Observando a situação atual dos hospitais e prontos socorros no Brasil, é possível perceber que o comparecimento diário de mais pessoas não seria sensato.
A automedicação, de certa forma, ameniza a sobrecarga dos sistemas de saúde. Apesar disso, a população deve certamente ser orientada quanto aos riscos da auto ingestão [autoingestão] de medicamentos, bem como ser instruídos pelos próprios médicos desse o inicio da vida de tratamentos sobre as fórmulas dos medicamentos e o efeito deles em cada organismo para que assim a automedicação se torne mais segura.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas sobre a questão. Todavia, procure desenvolva uma linha argumentativa que supere o que todos dizem sobre o assunto em questão, isto é, que supere o senso comum. Além disso, cuidado com propostas de intervenção muito genéricas.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |