A automedicação pode trazer sérios riscos à saúde, como intoxicação, doenças crônicas, falência renal e até a morte. Além disso, uma série de impactos ambientais pode ser relacionada ao uso indiscriminado de medicamentos. Este [Esse] hábito, embora esteja enraizado na sociedade brasileira, deve ser combatido.
Assim, é preciso esclarecer que os riscos do uso de fármacos sem orientação são muito maiores que as vantagens do alívio momentâneo. Ao fazer uso de drogas sem as devidas instruções [vírgula] corre-se o risco de superdosagem, alergias, dependência e todas [as] suas consequências. Outro problema, [sem vírgula] é a perda da eficácia devido ao mau uso, o que induz o indivíduo a buscar produtos cada vez mais perigosos.
Não suficiente, a automedicação e o uso excessivo de remédios têm causado estragos em diversos ecossistemas. Pesquisas encontraram resíduos de várias drogas em ambientes aquáticos. O fenômeno é conhecido como poluição farmacêutica e, [sem vírgula] acontece quando as moléculas são eliminadas pela urina e acabam poluindo corpos d’água, levando a [à] mortandade e alterações para diversas comunidades de organismos. Outra consequência é o surgimento de bactérias resistentes à [a] antibióticos, que tem deixado as autoridades em alerta.
Sendo assim, fica evidente a necessidade de restringir a comercialização irresponsável de medicamentos. Inserir fármacos com efeitos negativos na lista de substâncias controladas - tarja preta - e, [sem vírgula] fiscalizar os locais de venda, o que deve ser feito pelo Estado. Se faz [Faz-se] necessário também, [sem vírgula] educar a população, principalmente os mais vulneráveis, projetos como o Educanvisa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária [vírgula] que tem [têm] como objetivo ensinar o uso racional de tais agentes químicos são um excelente exemplo.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, fez colocações pertinentes sobre a questão e apresentou um bom nível de escrito. Por hora, atente ao bom uso da vírgula, pois esse sinal de pontuação, ou melhor, o mau uso dele, pode causar sérios prejuízos com relação à compreensão de sentidos de seu texto.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |