Automedicação seria um bem necessário? - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 25/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

       A conquista do bem estar [bem-estar] da saúde física e mental estar [está] ligada à existência de medidas preventivas e ao combate aos sintomas estranhos presentes no corpo humano. No entanto, esse último procedimento, como solução final de uma doença, tem aumentado, em lugar de diminuição, uma prática comum da sociedade moderna: a da automedicação.

       A doença em suas variadas formas é considerada como sendo o oposto à saúde: é aquilo que causa uma alteração ou uma desarmonização no sujeito, seja a nível molecular, corporal, mental, emocional ou espiritual, Essa  desarmonia   carregada de dores, infecções, mal estar [mal-estar], entre outras centenas de sintomas mais,  [sem vírgula] têm tirado a saúde e paz de uma sociedade , que  cada dia mais vive buscando maneiras de prolongar seus dias de vida, em decorrência de uma velhice com boas condições de saúde.

        Essa seria a ordem natural das coisas, mas diferentemente desse anseio popular, a realidade da saúde do povo brasileiro, em face ás [das] doenças atuais, vem contrariando essa lógica, [ponto final] quando ao primeiro sinal de dor  ou infecção  [vírgula]  primeira coisa a se fazer é correr direto para a farmácia em busca de algo que os alivie.  [vírgula] Alimentando assim o mercado farmacêutico cada vez mais reabastecido em que vê nesses pacientes enfermos a oportunidade de faturaram [faturar] com vendas de medicamentos por muitas vezes sem uma prescrição médica ou indicação profissional.

      Tal comportamento é algo a ser evitado, pois tende a comprometer o combate real das enfermidades, por exemplo, um uso desorientado de antibiótico segundo a patologia, responsável pelo estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células,  [sem vírgula] pode trazer um problema maior. É que as bactérias, quando não tratadas com rigor, se tornam resistentes a antibióticos, contribuindo para que as infecções se tornem cada vez mais difíceis de serem tratadas. Por outro lado  [vírgula] é preciso considerar que [em] uma simples dor de cabeça, nem sempre haverá necessidade de um consulta médica, sendo assim  [vírgula] a utilização de analgésicos de forma moderada não representa um remediável mal. 

     Fica evidente que a saúde, como bem precioso para o alcance da longevidade, é um alvo a ser conquistado e vivenciado da melhor forma possível e só conseguiremos isso se mudarmos os nossos comportamentos. Não no sentido de auto nos medicarmos [nos automedicarmos], mas de uma conscientização popular capaz de desenvolver hábitos saudáveis como forma de prevenção das doenças. O governo, por sua vez, deveria através [por meio] da Anvisa aumentar a política de fiscalização do comercio farmacêutico  [vírgula] punindo-o  pelas vendas de medicamentos que uma vez prescrito venham ser vendidos livremente. Agindo dessa  forma  [vírgula] a automedicação sofrerá uma redução considerada e os nossos anos de vida receberam  [receberão] aumentos.

       

        

    

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes sobre a questão. Todavia, apresentou falhas recorrentes em relação à escrita, com períodos longos, problemas de pontuação etc. Procure ser objetivo e sempre apresente fatos que comprovem suas afirmações.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200