No que se refere à automedicação [vírgula] a qual é uma prática extremamente comum entre a sociedade em geral. [vírgula] Leves dores de cabeça ou um mal-estar levam-nos logo a tomar um medicamento. [vírgula] Medicamento a qual tomamos por indicações de terceiros sem souber [saber] o motivo das dores ou [vírgula] até mesmo, não procurando um médico. Mas, [sem vírgula] será que realmente devemos combatê-los?
Desde o período em que os povos se estabeleceram como sociedade, eles não veem as necessidades de serem acompanhados por especialistas, mesmo não sentido [sentindo] dores. [vírgula] Pois, para muitos, cada desconforto que sentem, eles sabem fazer ‘’remêdios casairos [caseiros]’’ que ‘’curam’’ melhor do que medicamentos prescritos pelos médicos. Essa prática, no entanto, estabelece vários riscos, as quais podem ser levadas a [que podem levar à] morte. Primeiro, devemos saber o motivo desses desconfortos, com vários exames que serão exigidos pelo médico. [vírgula] Para que assim, não tomem medicamentos que podem ser prejudicial [prejudiciais] em suas dores, fazendo com que agravem o problema.
Eis um problema, a [as] pessoas que são ignorantes por não entenderem a necessidade de acompanhamento médico. Com isso, por sentirem sempre a mesma dor ou até mesmo por ouvirem casos como o mesmo, acabam tomando medicamentos seja por experiência, seja por amigos, familiares, etc. Para isso, [sem vírgula] que existem medicamentos que possam combatê-los [em] quaisquer situações, medicamentos as quais serão prescritos por um especialista diante do mesmo. Fazendo uso, combaterá todas as dores, ao contrario [contrário] pode haver desenvolvimento de micro-organismo que agrave o problema.
Diante do elemento apresentado, as sociedades devem exigir a si mesmo de procurar um médico. Entendemos a preocupação que nos causa, ao sentir dores e por querer a cura rápido, mas, [sem vírgula] não será por indicações de terceiros, pois, a [há] situações que podem ser gravíssimos [gravíssimas], e agindo dessa maneira que foi citado não haverá sucesso. Então, devemos [vírgula] sim, procurar médicos para que eles nos prescrevessem [prescrevam] medicamento para combater a situação, e no final terá o prazer de dizer: Fiz um bom combate!
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas apresentou graves problemas em relação à articulação das ideias. Há problemas graves em relação ao uso dos sinais de pontuação, o que prejudicou a compreensão dos sentidos do texto. É necessário treinar mais!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |