É um hábito da sociedade, ao se deparar com anormalidades em relação a sua saúde, buscar a automedicação, sem o diagnóstico de um profissional da saúde. Mesmo comum, tal ato gera diversos questionamentos quanto a sua adoção.
O cenário da saúde pública e privada tem sido um dos principais fatores contribuintes para a difusão e manutenção desse hábito, considerando os tempos de espera e a precariedade dos serviços, aliados aos altos custos de consultas e tratamentos, quando a busca é por hospitais privados.
Dessa forma, tem-se têm-se / há] dois lados conflitantes: a saturação do sistema de saúde e os riscos que a automedicação pode trazer, como intoxicação e o agravamento do quadro de saúde devido a reações alérgicas e combinações indevidas de remédios.
É notório e bastante discutido que a automedicação poderia ajudar a desaforgar o sistema de saúde. No entanto, julgar que certos casos podem ser tratados com a automedicação pode ser bastante arriscado e problemático, uma vez que a minimização de sintomas pode não significar a cura e há grande probabilidade de diagnósticos errôneos, sucedidos por tratamentos não apropriados.
Não se deve, portanto, admitir a automedicação, mas [vírgula] sim [vírgula] exigir um sistema de saúde que atenda a demanda, a começar pelo atendimento médico em farmácias, facilitando o acesso do público, além de ter como meta a criação de hospitais e postos de saúde com atendimento proporcional à [às] zonas [em] que serão instalados, seja pelo governo ou a [, seja pela] iniciativa privada. Espera-se que assim os problemas quanto a saúde comecem a diminuir e a automedicação torne-se um hábito obsoleto.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão; no entanto, realizou uma abordagem simplista da questão. Para ampliar sua linha argumentativa, mobilize fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc. para enriquecer seu texto.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |