A saúde deve começar na escola porque são poucos os profissionais da saúde para atender todo tipo de sintoma. Para se formar em medicina [vírgula] há uma grande batalha com longos anos de estudo e dedicação com poucas vagas em universidades publica [públicas] e [vírgula] nas particulares [vírgula] as mensalidades são estratosféricas. Ensinando a auto-anamnese nas escolas [vírgula] o sistema não entraria em colapso de atendimento.
Cada um sabe onde sua ferida dói! A anamnese é uma técnica médica de investigação da situação atual do paciente. Adaptar esta [essa] técnica na escola trará muitos benefícios porque a pessoa terá consciência qual [da]a finalidade de cada unidade de medida como: pressão, batimentos cardíacos, pulso, cor dos olhos, do rosto e sintomas. Com a auto-anamnese respondida, a pergunta final é “preciso procurar um médico? Em caso negativo: posso comprar remédio?”.
As farmácias já atendem uma determinação da ANVISA que é vender medicamento controlado mediante retenção de receita médica. O governo regula de maneira excelente o mercado farmacêutico [vírgula] impedindo a automedicação e direcionando os casos mais complexos para os médicos que são competentes para diagnosticar, prescrever medicamentos e realizar cirurgias.
O sistema de saúde tem poucos profissionais para atender a população, a qualificação para se tornar um médico requer muitos anos de estudo e recursos financeiros. A auto-anamnese adaptada trará maior consciência de quando usar ou não medicamento, ainda destinando apenas os casos mais importantes para os médicos.
Comentários do corretor
Você problematizou muito pouco o tema em si, voltando para um assunto que deveria ser a proposta de intervenção para a problemática.Cuidado para não perder o foco do eixo temático!
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |