A falta de informação e o descontrole da automedicação - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 23/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    Desde o mundo antigo quando os egípcios começaram a manusear o uso de ervas para fins medicinais, a população criou a consciência de que qualquer doença poderia ser curada imediatamente. Atualmente, com o avanço medicinal e a praticidade de acesso a medicamentos, surge a automedicação. É necessário que haja um controle acerca do uso de remédios sem prescrições médicas.

    Duas faces são discutidas e devem ser avaliadas ao tratar dessa questão. Primeiramente, é preciso discutir a hipótese de um verdadeiro colapso na saúde pública se todas as pessoas buscassem atendimento médico por sintomas corriqueiros, em que quase sempre já sabem os medicamentos que serão transcritos. 

    Segundamente, é pontual destacar as centenas de mortes causadas por intoxicação, posterior ao uso indiscriminado de medicamentos. Muitos casos de intoxicação são noticiados nos jornais. Ademais, ao tratar do uso de antibióticos indiscriminadamente, o problema se torna [torna-se] ainda pior, pois as bactérias podem resistir e se imunizar ao medicamento. ?[vírgula] O que torna o problema de saúde pública e de Estado.

     Portanto, é clara  a necessidade de informação, ?[sem vírgula] para que possa haver um controle por parte da sociedade. É preciso que o Governo, através [por meio] do Ministério da Saúde, viabilize campanhas publicitárias que envidencie [evidenciem] os riscos que a automedicação pode causar, [ponto final] para tanto, também deve descrever corretamente o uso de medicamentos mais comuns, mostrando os casos que podem ser tomados e os que devem ser abolidos. 

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. Todavia, desenvolva uma linha argumentativa que extrapole o senso comum, isto é, aquilo que todos dizem sobre a questão. Você tem grande potencial!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200