O uso de medicamentos sem prescrição médica é atualmente o primeiro recurso utilizado pela maioria da população ao se deparar com doenças "comuns" ?[vírgula] como as cefaleias benignas e doenças virais. No entanto, estando à mercer [mercê] de um sistema público de saúde precário, o praticante da automedicação muitas vezes desconhece os riscos que corre ao ingerir determinadas drogas farmacêuticas.
As alergias a medicamentos e a mistura de fármacos são alguns dos males desconhecidos pelo indivíduo que se automedica. Os antibióticos, por exemplo, quando utilizados a longo prazo ?[vírgula] podem causar hepatite e diversos problemas no sistema digestório. Os analgésicos, muito utilizados para "curar" dores de cabeça, podem mascarar doenças ?[vírgula] como problemas de visão e até mesmo doenças mais graves ?[vírgula] como o aneurisma cerebral.
Apesar disso, a automedicação torna-se justificável a partir do momento em que o Sistema Único de Saúde (SUS) demonstra-se ineficiente quanto ao atendimento à população, já que é necessário passar dias para marcar uma consulta e horas numa [em uma] fila para ser atendido; [ponto final] a quantidade de médicos e medicamentos é precária; e a indústria farmacêutica ?[vírgula] visando o [ao] lucro, permite a venda de remédios sem receita médica, o que deixa claro o total descaso na saúde do país.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Seguindo a premissa do filósofo Jacques Bossuet de que "a saúde depende mais das precauções que dos médicos", cabe ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério das Comunicações disseminar para a população, através [por meio ]de campanhas midiáticas, os problemas causados pela automedicação e incentivar a consulta preventiva. Também é necessário ocorrer uma reforma efetiva no SUS e na indústria farmacêutica, ?[sem vírgula] para assim melhorar a qualidade da saúde brasileira.
Comentários do corretor
O texto apresentou um bom nível de escrita e fez considerações pertinentes à problemática levantada. Apenas se lembre de que: para enriquecer sua linha argumentativa, é necessário sempre comprovar o que se está falando. Assim, mobilize fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc. para validar sua tese e persuadir o seu leitor.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |