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Ao analisar o tema proposto, que é a automedicação, pode-se ver argumentos opostos à mesma ideia. Esta [Essa] prática de consumo de medicamentos por conta própria que é usada para alivar sintomas no momento,?[sem vírgula] por [pode] causar inúmeras problemáticas, inclusive à [a] morte. Esse impasse pode ser visto pelo fato de uma possível superlotação nos postos de saúde e clíncas por sintomas simples, como uma dor de cabeça,por exemplo.Em contra partida [contrapartida], pode-se perceber os perigos desse ato, como alergias - essas, que em casos mais sérios, como choque anafilático, pode [podem] levar o indivíduo à morte -, vício nos medicamentos e também, em casos mais específicos, a anulação de efeito de um outro medicamento. Contudo, o problema está longe de ser resolvido por causa da falta de informação da população em relação as [às]consequências negativas da automedicação e também da venda de certos remédios (analgésicos, vitaminas e descongestionantes nasais, por exemplo) sem a prescrição médica. Em suma, há medidas que podem resolver o impasse. Para ilustrar isso, o uso de campanhas, propagandas e cartazes disponibilizados pelos orgãos municipais. ?[sem vírgula] E, além disso, colocar as informações e avisos nas caixas dos medicamentos, com o intuito de alertar, informar e conscientizar o cidadão dos riscos.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, é necessário desenvolver uma linha argumentativa que sobressaia ao senso comum, isto é, sobressair àquilo que todos dizem sobre a questão. Para isso, mobilize fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |