Do alívio a problemas mais sérios - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 23/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Ao analisar o tema proposto, que é a automedicação, pode-se ver argumentos opostos à mesma ideia. Esta [Essa] prática de consumo de medicamentos por conta própria que é usada para alivar sintomas no momento,?[sem vírgula] por [pode] causar inúmeras problemáticas, inclusive à [a] morte. 

Esse impasse pode ser visto pelo fato de uma possível superlotação nos postos de saúde e clíncas por sintomas simples, como uma dor de cabeça, por exemplo. 

Em contra partida [contrapartida], pode-se perceber os perigos desse ato, como alergias - essas, que em casos mais sérios, como choque anafilático, pode [podem] levar o indivíduo à morte -, vício nos medicamentos e também, em casos mais específicos, a anulação de efeito de um outro medicamento. 

Contudo, o problema está longe de ser resolvido por causa da falta de informação da população em relação as [às]consequências negativas da automedicação e também da venda de certos remédios (analgésicos, vitaminas e descongestionantes nasais, por exemplo) sem a prescrição médica.

Em suma, há medidas que podem resolver o impasse. Para ilustrar isso, o uso de campanhas, propagandas e cartazes disponibilizados pelos orgãos municipais. ?[sem vírgula] E, além disso, colocar as informações e avisos nas caixas dos medicamentos, com o intuito de alertar, informar e conscientizar o cidadão dos riscos. 

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, é necessário desenvolver uma linha argumentativa que sobressaia ao senso comum, isto é, sobressair àquilo que todos dizem sobre a questão. Para isso, mobilize fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200