Por que ir ao médico? - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 22/10/2016

Status:

Corrigida
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            O Brasil é um país que não prioriza muito a área da saúde, onde [em que] a maioria da população é pobre e dependem [depende] da saúde pública  [vírgula] que não é muito boa por falta de investimento da parte do governo, e isso acaba levando muitas pessoas a se automedicarem [automedicar], por isso  [vírgula] é necessário combater a automedicação.

            Uma pessoa doente pensa duas vezes antes de ir ao médico, pois sabe que  [vírgula] ao chegar lá  [vírgula] terá que enfrentar fila e ficar horas esperando para ser atendida, [ponto final] agora se a pessoa tiver dinheiro  [vírgula] ela vai para o hospital particular, mas quem não tem condições financeiras se encontra em uma situação complicada.

            Esse é um dos motivos que as pessoas usam para não irem ao médico e  [vírgula] por isso  [vírgula] acabam tomando remédios comprados pela internet no mercado negro, [ponto final] como afirma a pesquisa do Jornal Nacional  [vírgula] 72% dos brasileiros se automedicam e desses que se automedicam 40% pesquisam remédios na internet.

            Portanto, é necessário conscientizar as pessoas para não se automedicarem [automedicar], pois  [vírgula] quando tomam remédios sem prescrições médicas  [vírgula] elas não saberão se é o remédio certo para a doença em questão e também não terão certeza sobre seus efeitos colaterais e isso poderá leva-las à morte.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema, mas de maneira simplista e superficial. Desenvolva suas ideias e argumentos para explorar o tema proposto e levar o leitor a acatar seu ponto de vista sobre a questão. Não basta afirmar, é necessário comprovar. Fuja do óbvio e do senso comum!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200