Nos dias de hoje, com a falta de recursos na saúde pública e o alto preço de uma consulta médica particular, grande parte da população acaba se automedicando. Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo [o] mundo, 50% dos pacientes tomam remédios de forma incorreta.
Certamente, ao ingerir medicamentos, não sabe-se [se sabe] o que acontecerá no organismo, podendo levar à melhora, ou simplesmente, a [melhora ou, simplesmente, a] esconder determinados sintomas que seriam importantes para um diagnóstico. Além disso, o uso inadequado de antibióticos pode aumentar a resistência de microorganismos [micro-organismos], sendo mais difícil combatê-los.
Ademais, alguns medicamentos podem provocar alergia, urticária, anafilaxia, asma, entre outras reações que podem ser graves a ponto de levar o enfermo a óbito. Com isso, a medicação deve ser feita sempre por um profissional da área, que possui formação e conhecimento suficiente.
Dessa forma, faz-se necessário que os órgãos públicos competentes façam campanhas que alertem as pessoas sobre os perigos da automedicação, [sem vírgula] e invistam, principalmente, nos programas de estratégias de saúde, [sem vírgula] que a população tenha acesso à informação, ao tratamento e à prevenção de doenças. Além disso, as farmácias devem zelar pela saúde de seus clientes, não vendendo medicamentos que necessitam de receitas médicas, se não as possuírem, bem como conscientizá-los que antes precisam procurar um especialista.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a problemática em questão. Todavia, não houve uma linha argumentativa que sobressaísse ao senso comum, isto é, ao que todos dizem sobre a questão. Invista nos seus argumentos mobilizando fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc. para enriquecer seu texto.
Sucesso!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |