Automedicação e seus riscos - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 21/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muitos hábitos entre as pessoas são influenciados por outras pessoas, pela mídia ou derivam do senso comum. Dentre [Entre] tais hábitos  [vírgula] está a automedicação, que se trata do uso de medicamentos sem prescrição ou acompanhamento médico durante o período de uso dos mesmos [deles]. Esse hábito se tornou comum na sociedade e  [vírgula] por consequência  [vírgula] seus riscos tem [têm] sido desprezados e, na maioria das vezes, desconhecidos pelo indivíduo que se automedica. É uma prática de risco, visto que a mesma pode levar o usuário a um quadro clínico mais grave e até mesmo a [à] morte.

            Há sete anos atrás morria um dos maiores cantores de toda a história da música: Michael Jackson. Em uns minutos de ausência do seu médico particular, Michael, alegando que estava com dificuldades para dormir, injetou em si mesmo uma grande quantidade de um analgésico chamado Propofol. O cantor sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. Casos de automedicação que resultam em um fim trágico do usuário ressaltam a importância do conhecimento que deve-se [se deve] obter sobre determinada medicação, bem como sobre os seus riscos e tangem para a realidade que expõe a necessidade de haver prescrição ou supervisão médica no uso de medicamentos.

            A comercialização de medicamentos sem prescrição médica tem início na publicidade dos mesmos através [por meio] da mídia, a qual trata a automedicação como sendo uma atitude normal e sem risco ao consumidor. “Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”[ponto final] essa tem sido a advertência feita por quem anuncia tais medicamentos, no entanto, a mesma não coloca em questão que  [vírgula] entre o intervalo de tempo que a pessoa leva para usar o medicamento e constatar se houve ou não uma melhora, o quadro clínico da mesma pode se agravar com o medicamento ou com a demora para iniciar um tratamento realmente eficaz recomendado por um médico. A resistência que uma pessoa faz em relação a procurar um especialista está aliada a ideia de “evitar a fadiga” presente e encorajada na propaganda de quem deseja vender um medicamento.

            Diante disso, pode-se considerar a automedicação como um problema de saúde pública que precisa de uma atenção maior das organizações de saúde de forma que as mesmas possuam [possam] impor limites e regras sobre tal prática visando a [à] segurança da população, bem como a instrução da mesma a fim de salientar sobre os riscos que tal ação pode trazer e sobre a importância da supervisão de um especialista no assunto.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinenentes à questão. Estude como realmente o "mesmo" deve ser utilizado e cuidado com períodos longos e delongas. Preze pela clareza e objetividade!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200