Automedicação é o consumo de medicamentos sem prescrição médica e é uma prática que pode ser bastante perigosa para a saúde. Apesar disso, é algo muito comum no Brasil, [ponto final] segundo dados do Jornal Nacional, 72% dos brasileiros se automedicam. [automedicam-se]
Esses altos índices são reflexos da burocracia para se conseguir uma consulta no Sistema Único de Saúde (SUS), [o] que leva as pessoas a buscar soluções mais rápidas para a dor. Dentre [Entre] aqueles que se automedicam, 40% pesquisam remédios na internet por ser mais fácil e prático.
Porém, esse uso indevido de remédios causa muitas consequências [vírgula] como intoxicação e alergias. [vírgula] Ou até pior, [pois] pode camuflar uma doença grave, por amenizar os sintomas, mas não tratar a causa do incômodo.
Além disso, é necessário compreender que se a automedicação é tão comum, é devido à falta de fiscalização na venda de remédios. Há muitos atendentes e farmacêuticos que vendem medicamentos tarjados sem prescrição médica, apesar de serem proibidos por lei.
Portanto, a automedicação é uma prática que deve ser combatida. Em primeiro lugar, por meio de uma maior fiscalização e controle de estoque do remédio das farmácias, com um sistema eletrônico monitorado pelo Ministério da Saúde. Também é preciso facilitar o acesso a [à] consulta pelo SUS, com mais postos de saúde e médicos. [vírgula] Pois, com um atendimento cuidadoso, exames médicos e uma prescrição correta de remédios, as pessoas poderão resolver seu incômodo ao invés de piorá-lo.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, fez considerações pertinentes e apresentou uma proposta de intervenção ao problema. Muito bem! Procure apenas desenvolver uma linha argumentativa original e bem fundamentada que vá além do senso comum, isto é, do que todos dizem sobre a questão.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |