Nesta contemporaneidade as sociedades vivenciam uma era técnico-científica e informacional, configurando as relações sociais, trabalhistas e familiares à globalização. Por outro lado, no entanto, o cotidiano é afetado e, consequentemente, a população depara-se com um ritmo metropolitano “corrido” e estressante. Logo ?[vírgula] a saúde torna-se um problema, pois a automedicação ganha espaço e muitos indivíduos adentram na cultura de medicina curativa e não preventiva. Além disso, o capitalismo ajude [ajuda] nessa problemática e a falta de conhecimento fármaco e biológico causa sérios prejuízos fisiológicos e genéticos.
Em primeiro lugar, a ingestão de medicamentos sem consulta médica é uma ação que pode resultar em severos agravos em longo prazo. ?[vírgula] Pois a inibição da dor inoportuna, ?[sem vírgula] apenas mascara uma situação a aposteriori mais grave. Isso acontece porque a massa populacional está num [em um]cotidiano atribulado cujos argumentos sobre ausência de tempo é cada vez crescente [são cada vez mais crescentes. Dessa maneira, intoxicações, distúrbios digestivos e até morte,?[sem vírgula] já somam estatísticas e discussões pelos relatórios da agência nacional de vigilância sanitária – ANVISA e pela Organização Mundial da Saúde – OMS.
Em segundo lugar, a cultura brasileira possui um ideal de medicina curativa e não preventiva. Assim ?[vírgula] os indivíduos estão mais preocupados com resultados rápidos a diagnósticos mais precisos. ?[vírgula] Favorecendo as indústrias farmacêuticas ao lucro. Mas, essa autonomia em ingerir remédios sem prescrição médica, ?[sem vírgula] resulta no debate científico sobre organismos mais resistentes aos antibióticos, explicado pela seleção natural de Charles Darwin. Tal cientificismo responde às mudanças necessárias a serem feitas nesse direcionamento de saúde e, desta [dessa] forma, combater a automedicação desenfreada e construir um futuro livre de problemas maiores.
Diante dessas considerações, portanto, observa-se uma sociedade ainda carente em informação. A importância em conhecer os perigos desta [dessa] ingestão é propiciar prevenção e bem estar [bem-estar]. Para tanto, o meio civil precisa de maiores esclarecimentos. Para isso, poderia haver uma protocooperação entre Estado, mídia e escola. O poder midiático iria noticiar e informar fatos e dados sobre o assunto em horários comerciais. ?[sem vírgula] E caberia à escola o ato educacional em orientar e palestrar temáticas desta [dessa] abordagem. Por último, o Ministério da saúde, ?[sem vírgula] faria sua parte em revisar leis já existentes e torná-las mais rígidas e coerentes à realidade brasileira.
Comentários do corretor
O texto fez considerações plausíveis e abordou o tema proposto. No entanto, atente ao bom uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu projeto de texto Além disso, preze pela objetividade e evite delongas, o que pode tornar a leitura do seu texto difícil e enfadonha.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |