O investimento que há na fiscalização - Banco de redações


Em direção à reforma política

Enviada em: 23/07/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Há no Brasil uma cultura de impunidade quando o assunto é escândalos políticos. Diariamente os meios de comunicação trazem até nós esse tipo de notícia, que são claras demonstrações do desrespeito dos políticos e autoridades para com a população quando o assunto é prestação de contas do dinheiro público. Os brasileiros parecem estar tão acostumados com isso que não contestam mais decisões ou denúncias, esquecendo do poder (senão da necessidade) que eles têm de mudar o trágico cenário político do país.

As mídias estão sempre em busca de notícias que são do interesse da maior parte da população e isso pode ser uma arma contra condutas irregulares de políticos, visto que se aquela se mobilizar em prol da fiscalização das ações desses, haverá um interesse dessas redes de notícias em investigar essas ações irregulares e torná-las públicas. Dessa maneira essas ações se tornaram mais complexas de serem executadas e, com isso, reduzidas.

A união e organização de todos, fora e, principalmente, durante o período eleitoral, pode aumentar cada vez mais o interesse por parte dos novos candidatos e daqueles que pretendem se reeleger de ter uma boa reputação; livre de acusações, verdadeiras ou não, que possam passar uma imagem negativa dele. Entretanto, há a necessidade de cobrança e principalmente fiscalização de não apenas uma minoria, mas da maioria votante.

Essas medidas não só prejudicam os maus políticos, mas como também beneficiam a população, visto que essa pressão faz com que o dinheiro que seria desviado de investimentos sociais e que fariam grande falta retorne (por interesse dos políticos ou não) para as mãos do povo.

Há um consenso geral de que uma reforma política seria mais que bem vinda no país, mas atitudes firmes, organizadas e persistentes precisam ser tomadas para que aos poucos possamos partir do desgosto para o orgulho daqueles que elegemos.

Comentários do corretor


COMENTÁRIO:

Seu texto não apresenta problemas de coesão, coerência ou gramática. Porém, peca em conteúdo. Você ficou sua produção em apenas um argumento, o de fiscalizar a ação dos políticos. A coletânea proposta abre caminhos para diversas discussões que não foram exploradas por você, como a Ficha Limpa, financiamento público e a Lista Fechada. Cuidado também para não cair no senso comum, pois isso empobrece seu texto. Leia sempre.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente