A automedicação ameaça a qualidade de vida dos brasileiros, isso se deve ao fato de que grande parte da população não tem conhecimento sobre os fármacos que utiliza, assim doenças graves podem ser ocultadas e causar problemas mais graves no futuro.
A atual facilidade em adquirir remédios tem provocado um consumo desenfreado destes [desses] produtos, porque já está subentendido pela população que se um remédio é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária pode ser usado sem lhe causar problemas. Contudo, sem a orientação de um profissional [sem vírgula] o remédio poderá ser uma solução momentânea para os sintomas, [ponto final] então [sem vírgula] por combater as causas [sem vírgula] o mau uso de medicamentos pode esconder a real gravidade de certa doença, dificultando o tratamento correto.
As propagandas da mídia, infelizmente, estimulam bastante a automedicação, principalmente as que utilizam ícones populares, como o apresentador Luciano Huck [sem vírgula] que foi utilizado em um recente comercial de um suplemento vitamínico, [sem vírgula] a fim de influenciar aqueles que confiam em sua imagem e que, lamentavelmente, não são informados de que algumas vitaminas em excesso prejudicam o equilíbrio do organismo e, consequentemente, a boa saúde.
Conclui-se que [sem vírgula] por falta de instruções à população [sem vírgula] a automedicação de ser combatida, [ponto final] para isso [sem vírgula] deveria haver uma maior restrição às propagandas da indústria farmacêutica e as instituições públicas poderiam fazer campanhas apresentando os riscos dessa prática a qualidade de vida dos indivíduos.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, procure desenvolver uma linha argumentativa que sobressaia ao senso comum, isto é, ao que todos dizem sobre o algo. Seja original e convincente por meio de uma argumentação bem embasada!
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |