A automedicação tornou se [tornou-se] uma solução mais fácil para aliviar sintomas de imediato, mas é uma pratica [prática] que deve se combater [ser combatida], pois esta implica em um [implica um] alto risco a [à] saúde do individuo, pois este não possui conhecimento medico [médico], [sem vírgula] e nem como os medicamentos agirão em seu organismo, [ponto final] este [eles] são desenvolvidos para curar, controlar, diagnosticar ou prevenir doenças , porem [porém], se utilizados de forma abusiva ou inapropriada, podem trazer graves consequências.
A maioria da população não conhece os efeitos dos remédios antes de ingeri-los, e a combinação de duas ou mais substancias [substâncias], [sem vírgula] pode anular o afeito da outra ou até mesmo causar reações adversas, o aumento dos batimentos cardíacos, alergia,dependência, entre outros.
Além disso [vírgula] podem esconder determinados sintomas [vírgula] dificultando o diagnósticos de doença, [ponto final] os microrganismo [micro-organismos] acabam criando resistência aos medicamentos ,o que compromete a eficácia dos tratamentos.
O uso de qualquer medicamento, [sem vírgula] deve ser acompanhado por um profissional da saúde, pois só este possui o conhecimento necessário para o uso dessas substancias [substâncias], de forma que faça bem a saúde da pessoa e não o contrario [contrário]. Na maioria das situações em que se pratica a automedicação, é para solucionar casos de dores, gripes, diarreias,, entre outros, [ponto final] nesses casos [vírgula] leves e autolimitados, O [o] farmacêutico é um profissional da saúde que pode auxiliar o individuo,[mas] Mas em nenhuma hipótese se deve dispensar o diagnostico medico [diagnóstico médico] antes de ingerir qualquer medicamento.
Ao se automedicar [vírgula] é como se o individuo estivesse brincando com [com a]própria vida, podendo levar a [à] morte, dessa forma [vírgula] deve se [deve-se] incentivar a população o uso racional de medicamentos com prescrição medica, e isso deve começar desde de cedo, conscientizando crianças e jovens sobre os risco que desta pratica, lhes mostrando [dessa prática, mostrando-lhes] que com saúde não se brinca.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas apresentou problemas frequentes em relação à escrita. Atente as regras de uso da vírgula, construção frasal, concordância etc. É necessário treinar mais!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |