Muito se tem discutido, recentemente, acerca da automedicação. No momento presente ele pode ate [até] ser a melhor opção [vírgula] mas [vírgula] futuramente, pode trazer consequências. Será abordado o fator que geralmente leva a [à]automedicação, juntamente da desvantagem.
Este [Esse] cenário tornou-se real, [sem vírgula] porque é inviável para as pessoas irem ao médico todas as vezes que apresentarem um mal-estar, [ponto final] devido a isso recorrem a prática da automedicação, visto que momentaneamente e geralmente resolve seus problemas e também é um meio mais acessível, porque o custo financeiro é menor e mais prático, pois demanda menos tempo.
Alguns argumentam que o uso de medicamento sem prescrição médica pode levar ao agravamento da doença, dado que o uso inadequado pode esconder certos sintomas. Caso o remédio seja um antibiótico [vírgula] a situação fica ainda pior, pois a utilização abusiva deste [desse] produto facilita a resistência de microorganismos [micro-organismos] [vírgula] prejudicando a eficacia [eficácia] do remédio.
Diante dos fatos mencionados, percebe-se a necessidade de alertar a população sobre os efeitos de tomar remédios sem a prescrição de um médico. O governo pode ajudar realizando ações sociais que visem a [à] conscientização da população como propagandas de televisão ou palestras.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas de maneira simplista e superficial. Desenvolva suas ideias e apresente argumentos plausíveis que sustentem sua tese. Atente também ao bom uso da vírgula!
Leia e escreva mais!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |