A questão da automedicação - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 17/10/2016

Status:

Corrigida
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Muito se tem discutido, recentemente, acerca da automedicação. No momento presente ele pode ate [até] ser a melhor opção [vírgula] mas [vírgula] futuramente, pode trazer consequências. Será abordado o fator que geralmente leva a [à]automedicação, juntamente da desvantagem.
Este [Esse] cenário tornou-se real, [sem vírgula] porque é inviável para as pessoas irem ao médico todas as vezes que apresentarem um mal-estar, [ponto final] devido a isso recorrem a prática da automedicação, visto que momentaneamente e geralmente resolve seus problemas e também é um meio mais acessível, porque o custo financeiro é menor e mais prático, pois demanda menos tempo.
Alguns argumentam que o uso de medicamento sem prescrição médica pode levar ao agravamento da doença, dado que o uso inadequado pode esconder certos sintomas. Caso o remédio seja um antibiótico [vírgula] a situação fica ainda pior, pois a utilização abusiva deste [desse] produto facilita a resistência de microorganismos [micro-organismos] [vírgula] prejudicando a eficacia [eficácia] do remédio.
Diante dos fatos mencionados, percebe-se a necessidade de alertar a população sobre os efeitos de tomar remédios sem a prescrição de um médico. O governo pode ajudar realizando ações sociais que visem a [à]  conscientização da população como propagandas de televisão ou palestras.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas de maneira simplista e superficial. Desenvolva suas ideias e apresente argumentos plausíveis que sustentem sua tese. Atente também ao bom uso da vírgula!

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200