O comum ato de automedicar-se é um problema para a saúde dos brasileiros, [ponto final] a causa desse ato é a opção de somente buscar cuidados médicos quando de fato não há alternativa, ou seja, já sendo caracterizada uma emergência. A consequência da automedicação é o agravamento da doença e o possível surgimento de novos problemas de saúde.
Menos da metade da população faz consultas medicas [médicas] periodicamente, seja por medo, [seja] pela falta de tempo ou por não possuírem plano de saúde, dependendo do sistema público de saúde, incapaz de suprir as necessidades de toda a população. Consequentemente, a primeira ação dessa porcentagem grande da população é buscar uma solução mais prática, rápida, que é usar remédios indicados por familiares ou amigos, ou ainda encontrada por meio de pesquisas na internet. Entretanto, cada organismo reage de uma forma a certa substancia [substância], [ponto final] ao mercar-se [medicar-se] por conta própria [vírgula] uma pessoa pode sofre [sofrer] com os efeitos colaterais do medicamento, normalmente indicados na bula do remédio, que não é clara e de difícil compreensão.
No caso de enfermidade [enfermidades] cujos sintomas são equivalentes a de outras, como a Dengue [vírgula] que pode ser inicialmente confundida com um resfriado comum, normalmente tratado com antigripais e analgésicos. Todavia, a automedicação em casos como esse, [sem vírgula] está colocando a vida em risco, já que muitos medicamentos são contra indicados [contraindicados], como a aspirina [vírgula] que aumenta as chances de hemorragias, agravando a doença.
Conclui-se que [vírgula] para melhorar os cuidados com a saúde [vírgula] campanhas deveriam ser criadas para deixar explicito [explícitos] os danos da automedicação, leis poderiam ser criadas para que as informações nas bulas fossem mais claras e uma nova organização do sistema público de saúde deveria ser elaborada, de forma a acompanhar o paciente e marcar checapes regulares.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. Atente ao bom uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentidos do seu projeto de texto e procure levar sua linha argumentativa a sobressair ao senso comum, indo além do que todos dizem sobre a questão.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |