Quando se fala sobre automedicação [vírgula] é natural relacionar essa palavra aos efeitos que ela ocasiona. Tal percepção é lógica, pois muitos denigrem essa atitude por fazerem uma retórica de que a aceitação desse “incorreto” procedimento acarretaria sempre malefícios, corroborando assim para o que Newton postulou em sua terceira lei, em que toda ação teria sempre uma reação. Entretanto, entender os motivos que levam a [à] utilização de medicamentos por conta própria, [sem vírgula] ajuda a desmistificar que as consequências negativas são sempre a regra.
Vale destacar, antes de tudo, que a herança cultural é fator de fundamental perpetuação dessa prática autônoma. Isso porque desde períodos históricos passados os pais ou mais velhos eram os instrutores em assuntos patológicos. Assim, por uma educação precária [vírgula] foi se acostumando que [vírgula] para determinados sintomas [vírgula] o uso de certos medicamentos era a solução. Essa prática cultural, então, passou a ser comum e hoje [vírgula] em muitos casos [vírgula] ela é a válvula de escape na busca pela cura diante de uma desgastante espera em hospitais.
Por outro lado, a descrença no profissional de saúde e o precário atendimento médico corroboram para a maximização da automedicação. Nesse sentido, essa causa é a de maior relevância, visto que as longas filas, o péssimo tratamento do paciente, muitas das vezes, a má formação médica e o prolongado tratamento levam as pessoas a manifestarem uma certa descrença na procura de orientação profissional para sua medicação. Desse modo, uma certa insegurança é a catalisadora na busca por meios alternativos que aliviem os sintomas, que [vírgula] em sua grande maioria [vírgula] são problemas de saúde corriqueiros e de fácil recuperação.
Fica evidente, portanto, que a busca por limites e equilíbrio da automedicação é o meio coerente, já que a ação e reação de Newton tanto cabe em sentido negativo (intoxicação e morte), [sem vírgula] como em sentido positivo (esvaziamento do SUS e agilidade no tratamento). Nessa perspectiva, o governo deveria por meio da mídia fazer campanhas de conscientização sobre quais remédios são lícitos e adequados a determinados sintomas, cuidando na educação até mesmo por meios naturais. Além disso, impor taxações rigorosas a drogarias que vendessem medicamentos que só são permitidos por prescrição. As escolas deveriam por meio de cursos e palestras fornecerem [fornecer] instruções quanto aos efeitos negativos que o medicamento incorreto ocasiona. Ademais, o estado [Estado] deve buscar melhorar o atendimento médico com mais médicos na rede pública e incentivo a esses que se pautassem por maior cuidado com os pacientes. Assim, o uso de medicamentos será consciente e adequado tanto por meio profissional quanto pelo leigo e informal, pois ambos terão domínio no correto tratamento em suas particularidades específicas.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações plausíveis sobre a questão. Todavia, cuidado com a extensão do seu projeto de texto para não exceder o número permitido de linhas. Atente também às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentidos do seu texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |