O uso de medicamentos sem prescrição médica tornou se [tornou-se] comum na nossa vida. [vírgula] Mesmo sabendo dos riscos que isso pode causar a nossa saúde.
Onde qualquer desconforto sentido é motivo para tomar um medicamento, [ponto final] esse descontrole pode muitas vezes nem eliminar a doença, apenas ameniza [amenizar] o sintoma. Sendo que os sintomas são uma forma de nos alertar que á [há] algo de errado com a nossa saúde, assim deveríamos procurar um médico pra saber o que é.
Porém com a automedicação [vírgula] o sintoma passa e não nos preocupamos em ir ao um médico , sendo que a procura de um médico assim que o sintoma surgiu poderia evitar que a doença se agravasse , dificultando o tratamento da doença. [vírgula] Pois uma simples dor de cabeça, os sintomas em qual as pessoas mais se automedicam por achar que não é nada, pode ser sinônimo de alguma doença grave e a procura de um médico poderia evitar muitos transtornos .
Desta [Dessa] forma a automedicação deveria ser combatida com um maior controle de medicação nas farmácias e postos, pois mesmo com alguns remédios exigindo a prescrição, existem inúmeros remédios liberados [vírgula] dando as [às] pessoas a liberdade e o hábito de automedicação .
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto de maneira simplista e apresentou problemas ligados à pontuação e articulação frasal. Desenvolva uma linha argumentativa bem embasada que extrapole o senso comum e apresente uma proposta de intervenção menos genérica.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |